Fale com seu vereador

Biografia

SOUZA SANTOS foi reeleito em 2016 o 8° Vereador mais bem votado na cidade de São Paulo na 17ª legislatura (2017/ 2020) com 55.924 votos.

Recentemente (Janeiro/ 2017) foi eleito Corregedor da Câmara Municipal e constituído no mês de fevereiro como Presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, uma das comissões mais importantes para a cidade de São Paulo, pois é ela que trata sobre questões como: urbanização, reurbanização, zoneamento, uso e ocupação do solo, plano diretor, concessão administrativa, matérias relacionadas ao meio ambiente, dentre outras; por intermédio dela que ocorre o desenvolvimento da cidade em todos os seus aspectos, em especial nas questões sócio-econômico-ambiental.

No início do ano de 2016, foi eleito Líder da Bancada do Partido Republicano Brasileiro – PRB na Câmara Municipal de São Paulo. Eleito também Vice-Presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, colaborando para a elaboração do parecer a Revisão da Lei do Zoneamento, votando e aprovando o projeto na Câmara Municipal de São Paulo, bem como, o Código de Obras.

Em 2015, o Vereador SOUZA SANTOS, membro da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, se debruçou dentre outras atividades políticas a um tema em especial: Um dos maiores projetos da Cidade de São Paulo, PL 272/2015 – a Revisão da Lei do Zoneamento.

Foram mais de 40 audiências públicas, inclusive aos sábados no período integral, em todos os distritos do Município, com participação em massa da população, 8 meses de debates e acaloradas discussões que renderam mais de 1600 propostas de toda a sociedade civil, muitas alterações e adequações, tais quais as ZER(s) – Zonas Estritamente Residenciais e ZEIS – Zona Especial de Interesse Social.

Neste mesmo ano, o Vereador acompanhará de perto, projetos de extrema relevância para a Cidade, como a Operação Urbana Consorciada Tamanduateí, e o Plano Municipal de Habitação. Além de participar da 7ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo, que este ano desenvolverá seus trabalhos a partir do tema nacional “A função social da Cidade e da Propriedade e do lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Inclusivas”.

Elaborou mais de 1500 emendas aos Projetos de Lei Orçamentária, sobre os mais variados temas, tais como: Construção de Hospital e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), criação de Centros Culturais, pavimentação de ruas, revitalização de parques e praças, reforma e ampliação de escolas, dentre outras solicitações.

Em 2012, foi reeleito Vereador com 39.658 votos para dar continuidade aos trabalhos lutando sempre pela justiça social. Nos anos seguintes, participou de inúmeras comissões, tais como: Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia; Comissão Extraordinária em Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude; CPI da Acessibilidade; CPI do IPTU; CPI da Zona Azul; Comissão de Administração Pública; Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente, Comissão Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher; Comissão Extraordinária Permanente do Idoso e de Assistência Social.

Em 2008, foi eleito Vereador com 31.352 votos, pelo Município de São Paulo, para seu primeiro mandato. Nos 04 anos consecutivos atuou nas áreas de promoção social, juventude, emprego e renda, bem como foi membro efetivo das Comissões Permanentes de Administração Pública, Comissão de Finanças e Orçamento.

Nas eleições de 2002 foi eleito Deputado Estadual do Partido Liberal (PL) mais votado com 72.635 votos.

Dedicado a questões ligadas às relações de consumo, foi nomeado membro efetivo da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e Comissão de Promoção Social.

Criou leis importantes para a população, tais como: Papelaria Popular; obrigatoriedade aos comércios e estabelecimentos em geral de disponibilizarem o Código de Defesa do Consumidor, em local de fácil acesso; Isenção na tarifa de transporte público para os idosos acima de 60 anos no Estado de São Paulo; Incentivo para contratação de pessoas acima de 40 anos em empresas privadas, dentre outros.

Contribuiu com inúmeros projetos de lei, visando à qualidade de vida da população, a saber: criação da Creche do Idoso – espaço de socialização, aprendizado e participação familiar para o idoso; Semana de incentivo à prática de esportes; Semana de combate ao Bullying nas escolas; Reciclagem total de garrafas Pet; Utilização de alternativas tecnológicas, ambientalmente sustentáveis para novos empreendimentos imobiliários; Incentivo às Olímpiadas Paraolímpicas, dentre tantos outros.