Ota

Ota

Fale com seu vereador

Biografia

Masataka OTA nasceu em 1956, em Tomigusuku, Okinawa. É naturalizado – chegou com a família ao Brasil com apenas um ano. Comerciante na zona leste da capital paulista, é casado com a deputada federal Keiko Ota há 30 anos e pai de três filhos: Vanessa, Ives e Ises.

Coordena, desde 1997, o Movimento Paz e Justiça Ives Ota, criado por ele e sua mulher em consequência da tragédia envolvendo seu filho Ives, que foi brutalmente assassinado aos oito anos. O objetivo é lutar por justiça, paz e direitos humanos para todas as pessoas, especialmente às vítimas de violência. Além disso, ele promove palestras em que aborda a necessidade do perdão como forma de combate a toda forma de violência.

OTA ficou conhecido nacionalmente por ter ficado frente a frente com os assassinos de Ives e tê-los perdoado. Com isso, ele afastou o sentimento de ódio e rancor pelo crime. Ainda em 1997, organizou abaixo-assinado contrário à proposta de redução da pena para crimes hediondos de 30 para 15 anos. Foram coletadas cerca de 3 milhões de assinaturas em todo o país e até no exterior. O documento foi entregue em 1999 no Congresso Nacional.

Atualmente, luta por leis mais duras para crimes hediondos, por justiça e pelo fim da impunidade. Essa também tem sido a luta de sua esposa, a deputada federal Keiko Ota, na Câmara dos Deputados.

OTA atua ainda em defesa dos direitos das nossas crianças e por uma educação de qualidade e em período integral. Ele entende que somente assim será possível prevenir a ocorrência da violência, afastando as crianças e adolescentes das ruas e do caminho das drogas.

“Ao proteger nossas crianças contra os males da violência e, ao mesmo tempo, proporcionar condições para uma vida digna e saudável, construiremos uma sociedade, uma São Paulo mais justa e menos violenta, onde possamos viver em total harmonia”, afirma OTA.