Fale com seu vereador

Biografia

Fernando Silva Bispo, o Fernando Holiday, nasceu em São Paulo no dia 22 de setembro de 1996. Com uma infância pobre em Carapicuíba, no bairro Cohab 5, foi educado por sua mãe, D. Maria, que trabalhou como auxiliar de limpeza para manter o lar. Estudou em escolas públicas durante toda a infância e juventude, até se formar no ensino médio em 2013. Atualmente cursa o 1º semestre de Direito no IDP, Instituto de Direito Público; além de ser vereador.

Em janeiro de 2015, se juntou ao Movimento Brasil Livre (MBL), onde ganhou notoriedade nacional ao liderar as maiores manifestações da história do Brasil, resultando no processo de impeachment da então presidente da república, em agosto de 2016.

Antes, marchou a pé cerca de 1100 km, de São Paulo até Brasília, em episódio conhecido como “Marcha pela Liberdade” para chamar atenção à causa e protocolar pedido de impeachment que antecedeu o realizado por renomados juristas e endossado pelo MBL, meses depois. Neste mesmo ano, em 2015, acampou com outros militantes do movimento por cerca de um mês em frente ao Congresso Nacional, semanas antes do processo de impeachment ser aberto, em dezembro.

Coordenador nacional do movimento e negro, Holiday também se destacou na luta contra o racismo, sobretudo pela forma inovadora e corajosa de apontar as cotas raciais como estimuladora da segregação racial e do vitimismo; ignorando o protagonismo, a igualdade e a autonomia cidadã. Da mesma forma, não fez de sua homossexualidade uma bandeira, em respeito às liberdades individuais.

Foi eleito, aos 20 anos, o vereador mais jovem da história do município de São Paulo, sendo o 13º mais votado com 48.055 votos. Desde o primeiro dia de mandato, cumpre compromisso assumido ao abrir mão de carro oficial, doar a instituições de caridade parte de seu salário e cortar as verbas de gabinete pela metade; coerente com a defesa de uma máquina pública mais enxuta e transparente, a começar por ele, e com o fim das mordomias à classe política.