Fale com seu vereador

Biografia

Claudio Gomes Fonseca nasceu no Belém, bairro da Zona Leste da cidade de São Paulo, em 1956. Retorna à Câmara Municipal de São Paulo para o seu terceiro mandato como vereador.

Iniciou a luta junto aos educadores ainda muito jovem, quando ingressou no movimento estudantil para lutar por um ensino público de qualidade. Tornou-se professor de Ciências Físicas e também de Matemática, lecionando nas redes públicas do Estado e do Município. É presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (SINPEEM). Não à toa, seu lema é: “Educação sempre!”

VIDA PARLAMENTAR
O vereador Professor Claudio Fonseca foi eleito pelo PPS, para a legislatura 2017-2020. Sua trajetória como parlamentar do legislativo paulistano sempre traz a marca da independência e do compromisso com políticas públicas voltadas para a defesa da escola pública e da oferta de uma melhor qualidade de vida para a população.

Esteve nesta Casa pela primeira vez no período de 2001-2004. Foi considerado o melhor dentre os 55 vereadores da Câmara Municipal durante aquela legislatura (2001 a 2004), pelo Instituto Ágora e o segundo melhor vereador pelo Instituto Voto Consciente.

Estas avaliações reconheceram o conjunto de projetos apresentados, leis aprovadas, 100% de presença nas sessões ordinárias, extraordinárias e nas Comissões, bem como por ser o autor da lei aprovada sobre a reforma administrativa da Câmara Municipal, que reduziu a quantidade de assessores parlamentares, eliminou estruturas desnecessárias ou não próprias do Legislativo e reduziu os altos salários, gerando economia de mais de R$ 30 milhões para os cofres da Prefeitura.

Na Legislatura 2009-2012, voltou para a Casa sempre mantendo atuação coerente em prol da educação, os direitos, reivindicações e condições de trabalho para os profissionais de educação e demais servidores.

Defensor permanente da Educação foi Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal no ano de 2011, quando foram analisados 244 projetos de lei, entre outras atividades.
Apresentou 270 projetos de lei, promoveu seminários, participou de 43 audiências públicas sobre o Plano Diretor e se posicionou publicamente sobre todos os assuntos discutidos em plenário e nas comissões temáticas permanentes do Legislativo.

O vereador está sempre atento às questões da cidade e de seus moradores e defende as intervenções urbanas que possam garantir a sustentabilidade, a universalização do atendimento às demandas da educação infantil municipal e da ampliação de investimentos na formação dos educadores.

Exemplo disto é a participação em todos os debates estratégicos do governo municipal, sempre privilegiando questões relacionadas ao transporte (projeto de lei ônibus fretados); desenvolvimento urbano (Nova Luz e Revisão do Plano Diretor); cultura (da criação da Fundação Theatro Municipal e modernização da Biblioteca Mário e Andrade), questões ambientais (Política Climática da capital e apresentação sobre coleta de pneus inservíveis), além da luta permanente pela valorização dos servidores públicos, em especial dos profissionais de educação.

LEIS
Destacamos entre as leis de sua autoria, a Lei 13.561/03 que faz com que hospitais e maternidades notifiquem os nascimentos na cidade de São Paulo às unidades de saúde, para acompanhamento dos pequenos novos munícipes, sendo importante instrumento para o planejamento e oferta de serviços de educação, saúde, assistência e desenvolvimento social. A Lei 15.131/2010 que inclui no Calendário Oficial da Capital a Semana da Diversidade Cultural Paulistana – Lira Paulistana, a ser realizada anualmente no período compreendido entre os dias 12 e 22 de agosto. É coautor da Lei 15.380/2011 que criou a Fundação Theatro Municipal; da Lei 14.978/09 que instituiu os Conselhos Regionais de Gestão Participativa da Secretaria da Educação e da Lei 15.374/11 que trata da distribuição das sacolas plásticas em supermercados na cidade de São Paulo.