Pós-Graduação

PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO “LEGISLATIVO E DEMOCRACIA NO BRASIL”

O curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização “Legislativo e Democracia no Brasil” (CLDB) é mantido pela Câmara Municipal de São Paulo e realizado pela Escola do Parlamento.

Trata-se de um curso gratuito, com aulas presenciais, voltado a servidores públicos e outros interessados na temática das relações entre Poder Legislativo e Democracia no Brasil, assim como das relações entre sociedade civil e Estado Brasileiro. O curso é oferecido uma turma por vez, de forma que o próximo processo seletivo está previsto para o segundo semestre de 2018, com início em 2019.

O credenciamento do Regimento Interno e do Projeto Pedagógico do CLDB foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação em dezembro de 2015, com validade de 5 anos. O CLDB tem duração de dois anos, divididos em quatro semestres letivos, com 15 (quinze) semanas cada um, sendo que as aulas ocorrem em dois dias da semana e têm duração de quatro horas, com a seguinte organização curricular:

Disciplina Carga horária Semestre
Teoria Política 60h
Relações entre Sociedade Civil e Estado: a experiência democrática no Brasil 60h
Poder Legislativo: natureza institucional, arquitetura organizacional e processo legislativo 60h
Gestão e administração pública no Brasil: fundamentos, conceitos e princípios 60h
Poder Local, Terceiro Setor e Participação Popular 60h
Didática do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica 60h
Orientação de monografia 30h
Atividades Complementares 60h 1º a 4º

O curso de pós-graduação pode se referendado pelos servidores em suas URHs após a conclusão, para fins de evolução funcional. Para os servidores da Prefeitura Municipal de São Paulo,  o curso somente é contabilizado para fins de progressão na carreira caso o tema esteja em consonância com a carreira e a função exercida pelo servidor.

Corpo Docente:

Ana Maria Capitanio: Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo (1992), Licenciada em Psicologia (1994), Especialização em Psicologia Clínica (1996), Mestre Pedagogia do Movimento Humano, EEFEUSP (2005) e Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Sociologia da Educação – 2014) (Lattes).

Cláudia Alvarenga Marconi: Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre (2009) e Doutora (2013) em Ciência Política pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Ciência Política, com ênfase em teoria normativa e teoria de relações internacionais, focando-se principalmente nos seguintes temas: Escola Inglesa das Relações Internacionais, o Tribunal Penal Internacional, direitos humanos, justiça internacional e transicional. É professora do curso de graduação em Relações Internacionais, vice-chefe do Departamento de Relações Internacionais e Tutora do Programa de Educação Tutorial de Relações Internacionais (PET-RI) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É também professora do Centro Universitário FECAP. (Lattes)

Lucia Salgado Cordeiro dos Santos: Doutora em Educação pela PUC-SP. Atualmente, trabalha no Ensino Superior como docente na formação de educadores para a Educação Básica, sempre que possível, interdisciplinarmente. Na pós-graduação, atua em cursos de Especialização em História do Pensamento Político (Lattes).

Marcello Fragano Baird: É mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorando em Ciência Política pela mesma Universidade. Atualmente, é professor do curso de pós-graduação da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (Lattes).

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz: É mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1987). Atualmente cursa o doutorado em Administração Pública e Governo. É técnica da Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. É especialista em Políticas Públicas com destaque à cooperação intermunicipal, à participação popular, aos modelos de gestão municipal e às políticas públicas (Lattes).

Rogério Augusto Schmitt: Doutor e Mestre em ciência política pelo IUPERJ, e graduado em ciências sociais pela UFRJ. Foi analista político na Tendências Consultoria e na Prospectiva Consultoria, e consultor de cenários prospectivos na Eyes on Future. No terceiro setor, atuou no Centro de Liderança Pública e na Transparência Brasil. Foi também professor de ciência política na USP, na FESP-SP, na PUC-SP e na PUC-RJ. Atualmente, também  é consultor da Fundação Espaço Democrático. (Lattes).