Secretário diz que mais de 50% das crianças não praticam esporte

Vereadores da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal receberam o secretário municipal de Esportes, Jorge Damião
Fotos: André Bueno / CMSP

MARIA RITA WERNECK
DA TV CÂMARA

O secretário municipal de Esportes, Jorge Damião, participou nesta quarta-feira (15/3) da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara para apresentar os projetos da prefeitura para 2017, entre eles o programa São Paulo, uma Cidade Ativa, que pretende aumentar em 10% a taxa de atividade física na Capital e ampliar o número de jovens que praticam 3 horas de exercícios semanais.

Secretário municipal de Esportes, Jorge Damião

“O projeto São Paulo, uma Cidade Ativa surgiu em virtude de estudo feito, que inclusive muito nos assustou. Por exemplo, São Paulo é a última colocada em atividade física entre as capitais. Mais de 50% das nossas crianças não praticam nenhum esporte. Então, se não tomarmos cuidado, teremos em breve uma legião de obesos”, disse o secretário.

O vereador Celso Jatene (PR) discordou dos dados. “Tem muita gente praticando esporte na cidade. Você sabe que a ciclofaixa de lazer, não a ciclovia, a ciclofaixa de lazer é aquela instalada nos domingos reúne centenas de milhares de pessoas em um domingo de sol. Acho que está errado isso aí”, disse.

Ao todo, oito projetos que incentivam a prática de esportes e ampliam as opções de lazer na Capital foram apresentados pelo secretário, entre eles o ‘Rua Lazer Musical’, que levará música para diversas regiões. Segundo Damião, uma parceria com a iniciativa privada ajudará a reduzir os custos da prefeitura nestas ações.

Para a vice-presidente da Comissão, vereadora Aline Cardoso (PSDB), a integração dos trabalhos com outras secretarias também otimizará os recursos. “Ao unir iniciativas de várias secretarias você tem uma maximização de recursos, sejam eles humanos ou financeiros”, disse a vereadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *