Projeto na Câmara defende implantação de Hospital Veterinário em Pirituba

A região de Pirituba poderá ter um Hospital Veterinário público. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 616/2017, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.

De acordo com a medida, o hospital oferecerá consultas, exames, internação, cirurgias, vacinas e instalação de dispositivo de identificação do tipo microchip para os animais. Os donos dos bichinhos deverão ter – comprovadamente – renda mensal de até meio salário mínimo ou serem protetores de animais. Caso a situação seja de emergência, não será necessária a comprovação da renda.

A capital paulista foi a primeira cidade brasileira a oferecer esse tipo de serviço. O primeiro Hospital Veterinário público foi inaugurado no Tatuapé, na zona leste, conta com uma equipe de 22 veterinários para atender 30 animais por dia, somente cães e gatos.

A justificativa apresentada por Eliseu Gabriel para apresentar o Projeto é que esse serviço terá impacto na saúde pública da população em geral porque os animais abandonados ou que vivem em situação de precária de higiene podem adquirir diversas doenças que podem passar para o homem, como a toxoplasmose e micoses.

A proposta ainda precisa ser discutida nas comissões de mérito antes de ir à votação dos vereadores. Se aprovada, a medida segue para sanção ou veto do Prefeito João Doria (PSDB).

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Eliseu Gabriel. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.