População poderá avaliar trabalho da Câmara por meio de plataforma

 

REDE NOSSA SAO PAULO-24-03-2015 FRANCA-07210-300ABRE

Secretários da Prefeitura prestigiaram o lançamento das ferramentas digitais criadas para acompanhar os trabalhos do Executivo e Legislativo                                                         Foto: Luiz França / CMSP



DA REDAÇÃO

A Rede Nossa São Paulo lançou nesta terça-feira (24/3) uma plataforma que permite os cidadãos avaliar os projetos aprovados pela Câmara e seu impacto para o município. A primeira versão da ferramenta – Mapa do Legislativo – considera a produção dos vereadores ao longo da primeira metade do mandato dos parlamentares.

De acordo com o coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, o Mapa do Legislativo permite uma análise qualitativa do trabalho dos vereadores. “As pessoas poderão avaliar o conteúdo aprovado pela Câmara. Não a performance individual de cada parlamentar, mas sim daquilo que virou lei e teve um impacto para a cidade”, explicou.

As pessoas que utilizarem a ferramenta darão notas para cinco perguntas objetivas. A proposta levará em conta a média desses valores atribuídos pelos cidadãos. “Nessa primeira versão foram 89 projetos e pela avaliação a produção da Câmara teve um resultado razoável”, sinalizou Broinizi.

Para o presidente da Casa, vereador Donato (PT), esse Mapa do Legislativo ajudará a aperfeiçoar o trabalho da Câmara. “É um estudo para avaliar as leis aprovadas e isso é importante porque tem uma base científica, permitindo, assim dar mais transparência as nossas ações, aproximar a população da Câmara e corrigir as falhas”, afirmou.

O vereador Paulo Fiorilo (PT) acompanhou o lançamento da ferramenta e gostou da iniciativa da Rede Nossa São Paulo. “A plataforma inova porque traz uma avaliação de maneira objetiva, o que não tínhamos antes. Permitindo ao cidadão acompanhar e entender o funcionamento da Câmara”, declarou.

Metas
A Rede Nossa São Paulo também lançou o “De Olho nas Metas” – plataforma com o mesmo objetivo, mas para que a população acompanhe o cumprimento das metas estabelecidas pela gestão do prefeito Fernando Haddad.

A ferramenta auxiliará o cidadão a acompanhar a execução das metas em cada região do município e também o andamento de outras obras da prefeitura. De acordo com a primeira avaliação, a prefeitura cumpriu pouco mais de 45% do prometido.

“É importante fortalecer os mecanismos de participação, e o Plano de Metas foi elaborado juntamente com a sociedade”, sinalizou o secretário de Relações Governamentais da prefeitura, Alexandre Padilha. “Essa ferramenta dará mais transparência ao nosso trabalho e reforçamos o nosso compromisso e esforço de acelerar a execução das metas”, disse.

2 Comments

Raphael Bellis de Sousa

Por favor, como acessar a Plataforma Mapa Legislativo?

Comentários estão fechados

Veja também