Imigrantes chineses recebem homenagem na Câmara

André Bueno/CMSP

A comunidade chinesa foi homenageada na Câmara Municipal de São Paulo

RENATA AFONSO
DA TV CÂMARA

Em São Paulo, 15 de agosto é o dia do Imigrante Chinês. Nesta sexta-feira, um evento na Câmara Municipal de São Paulo celebrou a data.

Lucia Zhao saiu da China em 1989. Veio para o Brasil acompanhar o marido, que tinha família morando aqui há muitos anos. Apesar de não falar bem o português, ela já se acostumou com o País. Para ela, o clima bom e a simpatia das pessoas fazem a diferença.

Ela é presidente da Associação das Mulheres Chinesas do Brasil e foi uma das homenageadas em evento realizado na Câmara para a comemoração. Foi nesse dia, em 1900, que os primeiros imigrantes chineses entraram oficialmente no País.

A vereadora Edir Sales (PSD) lembrou que são mais de 250 mil chineses em São Paulo. Isso transforma a cidade na maior comunidade chinesa do Brasil. “Por isso nós estamos fazendo essa grande homenagem, que foi criada por meio de uma Lei de minha autoria”, disse ela.

Há 25 anos no País, o comerciante Guo Jin Liang foi um dos homenageados. Ele recebeu o título de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à cidade de São Paulo.

O cônsul-geral adjunto da China em São Paulo, Fu Changua, lembra que os brasileiros sempre foram amigos da comunidade, que foi recebida aqui de braços abertos. “Acho que o dia para homenagear a comunidade chinesa é muito importante, também para destacar a amizade e o intercâmbio entre os dois povos”, disse.

One Comment

Mariana Silva

Assim como os chineses, todos os tipos de imigrantes devem ser respeitados sempre, viva a diversidade e viva o ser humano sempre!

Comentários estão fechados

Veja também