Grupos de cultura discutem áreas que precisam ter verbas descongeladas

Luiz França

Grupos de culturas reunidos com o vereador Antonio Donato

A Comissão de Estudos do Orçamento da Cultura da Câmara Municipal de São Paulo e grupos de cultura de diferentes segmentos elaboraram nesta quinta-feira (20/4) uma lista com projetos que precisam ter as verbas descongeladas para entregar ao secretário municipal da Fazenda, Caio Megale.

No início do ano, a prefeitura anunciou um contingenciamento de 47,5% da verba destinada à Secretaria Municipal de Cultura. O orçamento previsto para a capital paulista é de pouco mais de R$54 bilhões, sendo que a verba para essa pasta representa cerca de 1% desse total.

Após a discussão sobre as prioridades, a Comissão de Estudos e os grupos de cultura incluíram na lista o VAI (Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais), as Casas de Hip Hop, os grupos de dança e os projetos realizados nas periferias.

O rapper Pirata é integrante do Fórum Hip Hop Municipal SP ressaltou a importância dessa lista para a cultura. “Queremos um calendário com rubricas para serem descongeladas, se não ficará difícil continuar com vários projetos, principalmente nas periferias”, disse.

O integrante do grupo de rap Liberdade e Revolução, Francisco Vidal, concordou com Pirata e contou que alguns projetos da área em que eles atuam já estão com dificuldades. “Estamos no mês do Hip Hop e as diferenças são muitas. No ano passado, tínhamos diversos palcos espalhados pela cidade. A falta de verba fez com que não conseguíssemos pagar a aparelhagem”, detalhou.

O presidente da Comissão de Estudos, vereador Antonio Donato (PT), considerou importante as demandas trazidas pelos movimentos culturais. “Fizemos uma triagem das principais rubricas emergenciais e editais de fomentos que precisam ser lançados agora para não comprometer ações ao longo do ano. Vamos apresentar ao secretário [Caio Megale] para que ele veja a importância”, disse.