Estudantes são diplomados como Embaixadores do Verde

Luiz França/CMSP

200 estudantes participaram do projeto piloto Embaixadores do Verde

ELDER FERRARI
DA WEB RÁDIO CÂMARA

Duzentas crianças de escolas do bairro do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, foram diplomadas com o título de Embaixadores do Verde nesta segunda-feira (26/6), no Salão Nobre do Palácio Anchieta. Elas participaram de um projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura Regional do Itaim Paulista em parceria com as Secretarias da Educação e do Verde e Meio Ambiente.

O projeto ocorreu nas escolas Municipais EMEF Professor Wanda Ovídio Gonçalves, EMEI Professor Dalmo Amaral Machado e na CEI Texima em diferentes etapas nas quais os alunos participaram de oficinas verdes.

Esse projeto-piloto está contemplado no Projeto de Lei (PL) 370/2017 do vereador Souza Santos (PRB), que institui o Programa de Conscientização Socioambiental e certificação Embaixador do Verde na rede municipal de ensino de São Paulo. O vereador entende que a educação ambiental é muito importante e lembra que a Câmara Municipal de São Paulo é exemplo para o resto do País.

“Além de São Paulo, outras cidades e Estados do País buscam ideias e projetos que nós estamos desenvolvendo aqui na Câmara Municipal de São Paulo. Se nós quisermos um mundo melhor, um futuro melhor para as próximas gerações, é importante que trabalhemos desde já na cabeça das crianças e assim, quem sabe, nós minimizaremos os problemas que aí estão.”

O Prefeito Regional do Itaim Paulista, José Denycio Pontes Agostinho, acredita que educar ambientalmente as crianças é a melhor maneira de difundir essa informação de preservação do meio ambiente às famílias.

“Geralmente quando as crianças participam, elas levam aquilo para dentro de casa e os pais aderem essa informação. Essa foi a principal intenção do projeto, de melhorar esse problema do lixo que enfrentamos no dia a dia, não só no Itaim Paulista, mas em toda a cidade.”

O chefe de gabinete da Prefeitura Regional do Itaim Paulista, Agnaldo Firmino Júnior, explicou que o projeto piloto foi desenvolvido em um mês, mas que o objetivo é amplia-lo, integrando também a Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós acreditamos que a má destinação do resíduo sólido urbano ocasiona problemas de saúde, então nós integraremos outros atores nessa iniciativa. Essa diplomação tem o objetivo de lançar o Projeto Embaixadores do Verde e ampliar para toda a cidade.”

Maria Eduarda de Souza, diretora do CEI Texima, uma das escolas de educação infantil que participaram do projeto piloto, explicou de que maneira foi desenvolvido o Projeto Embaixadores do Verde na escola.

“Foram feitas atividades de leitura e de contar histórias. Recebemos também a visita da Fada do Verde, que foi conversar com as crianças sobre a destinação correta do lixo. Houve também um teatro apresentado para as crianças, confecção de brinquedos. Foram várias atividades realizadas no dia a dia que nós pretendemos continuar.”

O Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natilini, entende que a educação ambiental é fundamental para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente.

“A educação ambiental é um dos cinco pilares de metas da gestão do prefeito João Doria e da nossa gestão na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Diversos atores da Prefeitura de São Paulo se uniram no Itaim Paulista para montar o projeto que está dando certo. E nós pretendemos levar esse projeto para todas as outras áreas de São Paulo.”

O diretor regional do Verde e do Meio Ambiente no território Leste 3, que compreende os bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Guaianases, José Luiz Zanzini, explicou que forneceu profissionais para o desenvolvimento do projeto, mas lembrou que a ideia partiu da Prefeitura Regional do Itaim Paulista.

“Nós notamos que estava faltando uma parte fundamental, que seria o pessoal de educação ambiental, de biodiversidade. Nós então oferecemos essa mão de obra para que o projeto caminhasse e se tornasse o que é hoje. Não esquecendo que todo esse crédito, do desenvolvimento do projeto, é da Prefeitura Regional do Itaim Paulista.”

Além da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Educação também foi parceira da iniciativa. O secretário adjunto de Educação, Daniel Debonis, lembrou que os temas do meio ambiente e da sustentabilidade são muito importantes para a Secretaria e que farão parte do currículo municipal, que está sendo discutido agora.

“Nós estamos querendo levar esse tema de uma forma muito estruturada para o currículo municipal. O currículo vai abordar questões de sustentabilidade que serão tratadas em diversas disciplinas.”

Após a diplomação, os alunos Embaixadores do Verde das escolas do Itaim Paulista passarão por oficinas educativas para confecção de brinquedos com material reciclável. Os alunos recebem também orientações sobre o cultivo das plantas que estão acondicionadas nas unidades escolares, e quando estiverem prontas para o plantio serão transferidas para uma área definitiva que poderá ser na própria escola ou em um parque adjacente.

One Comment

Priscila

Lembrando que a Priscila administradora do Parque Central e Omar administrador do Parque Santa Amelia na região do Itaim Paulista, foram liberados pela SVMA, para desenvolver as palestras sobre educação ambiental.
Priscila com o lúdico usando a personagem Fada do Verde e o Omar utilizaram dos recursos disponíveis nas escolas.

Foi uma semana de palestras nas escolas citadas, onde todos participaram e interagiram.

Na última sexta-feira no dia 23, houve o plantio realizado na CEI e EMEI pelo DGD.

As mudas foram “doadas” pelo pequeno viveiro que existe no Parque Santa Amelia.

Comentários estão fechados

Veja também