Encontro discute superação da dislexia

André Bueno/CMSP

Encontro no Auditório Prestes Maia discutiu a dislexia

DOUGLAS MATOS

É possível buscar caminhos para vencer na vida. Esse foi o tema de um encontro sobre dislexia, realizado nesta quarta-feira (13/12) na Câmara Municipal de São Paulo. E o nome do evento não foi por acaso: os três organizadores são formados, com pós-graduação, e vieram ao Legislativo paulistano justamente para passar uma mensagem de superação não só aos dislexos, mas a familiares e profissionais da área.

Um deles é o enfermeiro Wellington Moreira Ribeiro. Especializado em saúde coletiva e comunitária, ele contou que teve de passar por uma dezena de escolas para conseguir enfrentar as dificuldades, que começaram cedo, logo no início da fase de alfabetização.

“A dislexia é um distúrbio genético hereditário que atua no sistema nervoso, e que afeta na parte cognitiva da leitura e escrita. As maiores dificuldades ocorrem já na pré-escola. E ao longo da vida é preciso aprender a decodificar as palavras escritas e lidas de uma forma diferente da convencional”.

Hoje, Ribeiro entende que, apesar das barreiras e limitações, há uma palavra simples, cujo significado pode fazer toda a diferença no futuro de um jovem com dislexia.

“Motivação. É disso que ele precisa para conseguir galgar nos estudos e na vida profissional. Quanto mais motivação tiver e quanto mais for despertado o interesse, por exemplo, pela leitura, mais chances ele tem de avançar. Eu e os demais organizadores desse evento somos a prova de que o dislexo tem sim competência e capacidade para atingir níveis elevados e alcançar o sucesso”.

Além da motivação proposta pelo colega da área da saúde, o publicitário Felipe Ponce aposta na informação para dar suporte a pessoas com dislexia. Ele é criador do blog DislexClub. Em um dos seus vídeos mais populares na internet, o youtuber apresenta “cinco vantagens de ser dislexo”, e também divulga dicas úteis para ajudá-los no dia a dia.

“E eu trago, por exemplo, informações jurídicas sobre como garantir direitos de fazer provas com um tempo maior, ou usar equipamentos como calculadoras e leitores nos testes. Como também passei por dificuldades na alfabetização, dou dicas aos pais sobre a melhor forma de ajudar os filhos nos estudos, além de dicas voltadas aos próprios dislexos. Os resultados têm sido maravilhosos. Tem gente do Brasil, e até de fora, que vêm falar comigo. E eventos como esse aqui também contribuem muito nesse sentido”.

De acordo com o também publicitário Victor de Queiroz Chagas, a reunião na Câmara marcou o lançamento da ‘Liga dos Dislexos Criativos’, uma iniciativa criada com o objetivo de combater o preconceito e ampliar a divulgação de informações úteis, como livros, congressos e palestras em todo o País.

André Bueno/CMSP

Janaina Lima

O encontro, no Auditório Prestes Maia, teve o apoio do gabinete da vereadora Janaina Lima (Novo). A parlamentar lembrou que a dislexia atinge mais de 7% das crianças e chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce, seguido pelo acompanhamento profissional adequado.

“Quanto antes for diagnosticado, mais a política pública pode influenciar no desenvolvimento delas. Aqui nessa Casa nós aprovamos o marco legal da primeira infância. E dentro dessa Lei, está clara a importância dos estímulos para que essas crianças tenham seu desenvolvimento integral garantido. A Lei contribui exatamente nesse sentido, a fim de que a gente possa dar a elas a possibilidade de trilhar caminhos e vencer na vida com igualdade de oportunidades”, disse.