Encontro discute a importância social do esporte para os jovens

André Bueno/CMSP

A influência do esporte na vida dos jovens foi tema de evento na Câmara

 

DA REDAÇÃO

Não é novidade que o esporte tem papel fundamental no desenvolvimento saudável de crianças e jovens, especialmente em uma época em que o sedentarismo atinge níveis alarmantes.

De acordo com o último estudo sobre o tema divulgado pelo Ibope, no fim do ano passado, 52% das crianças de até 12 anos não praticam nenhum tipo de atividade física.

A falta de exercícios pode ser explicada pela era digital em que vivem: 75% dessa faixa etária passam mais de 4 horas por dia em frente de alguma tela, seja da TV, do computador ou do celular.

Esse foi um dos assuntos discutidos nesta quarta-feira (13/9) no evento “A influência do Esporte na Vida dos Jovens”, na Câmara Municipal de São Paulo. A mesa de debates foi composta por especialistas de várias áreas, que atuam na periferia da cidade. O objetivo foi relatar problemas e apontar soluções para facilitar o acesso das comunidades carentes às práticas esportivas.

O idealizador do evento, Neimar Ortz, contou sobre a experiência de três anos que teve na então subprefeitura Freguesia do Ó/Vila Brasilândia (hoje Prefeitura Regional Freguesia Brasilândia). Segundo o advogado e supervisor de Esportes, o caminho é construir parcerias entre a iniciativa privada e o Poder Público.

“Deve haver a parceria porque sozinho não é possível fazer nada. Essa boa relação entre público e privado é fundamental para que as políticas funcionem. É o diálogo com os parceiros que vai abrir as portas para permitir que a comunidade seja beneficiada de forma gratuita”.

A visão de Neimar foi compartilhada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Jorge Damião de Almeida. Ele disse que não é possível fazer milagres, mas a ideia é plantar a semente da transformação.

“O mais importante que vimos aqui foi a integração, principalmente entre a comunidade e o Poder Público. Porque as coisas só acontecem quando a comunidade está presente. E aí é que está a porta de entrada e a porta de saída. Discutimos hoje formas de levarmos o esporte onde ele ainda não está, além de reforçar a importância dele para a saúde”.

Para o psicólogo Ademilson Ribeiro, o esporte também tem o papel de promover outro tipo de integração: a do jovem com a sociedade.

“É o esporte como elemento de socialização. Além de trazer saúde física, ele influencia muito a saúde mental. A prática esportiva tem o poder de tirar o jovem do isolamento e da alienação para trazê-lo ao convívio social na comunidade”.

A educadora física Karina Cristina abordou a questão da vulnerabilidade social da juventude nas periferias. Ela destacou que o esporte exerce um papel único de afastar crianças e adolescentes da criminalidade. “Diante da violência que vemos hoje na cidade, o esporte é um forte aliado. Tudo o que o ele faz é salvar vidas”.

Já a assistente social Elis Ângela explorou a questão da qualidade de vida. “Porque hoje percebemos que nos bairros, principalmente na Vila Brasilândia, os jovens não têm muitas opções. E o esporte contribui com dois aspectos importantes. Além de evitar problemas de saúde no futuro, ele promove a socialização. São duas coisas que influenciam diretamente na qualidade de vida”, concluiu Elis.

A iniciativa do evento foi do vereador André Santos (PRB), que ressaltou a relevância do encontro na Câmara.

“Penso que faltam mais eventos como esse. Hoje vemos criminalidade e abandono. Jovens que chegam nessa situação por não terem tido acompanhamento adequado. Então, trazer os bairros para cá, para discutirmos esse assunto, é o caminho para conseguirmos realizar as políticas públicas necessárias e ajudarmos a melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens”, afirmou André Santos.

One Comment

Charles Bacanhim Chagas

Parabéns vereador André Santos pela iniciativa!
Com certeza o esporte durante a adolescência é fundamental para construção de homens mais equilibrados e focados em não brigar, mas lutar pelos seus objetivos!
Deus abençoe a todos!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também