Curso orienta idosos e seus cuidadores com ações práticas

O curso “Boas Práticas para Atenção à pessoa Idosa reuniu idosos e cuidadores nesta terça-feira (15/10) na Câmara Municipal. O evento, organizado pelo vereador Natalini (PV), destacou informações práticas para facilitar a vida da Terceira Idade na cidade, e dentro de casa.

Responsáveis pelo curso, a enfermeira Claudia Vallone Silva e a psicóloga Márcia Chorro dos Santos, priorizaram as dinâmicas. Em uma, por exemplo, os participantes ouviram a leitura de um texto e desenharam o que compreenderam. É importante respeitar a maneira com que as pessoas entendem e opinam, disse Márcia. Isso, explicaram as profissionais, vale para as relações entre idosos e seus familiares, entre outras.

Para Natalini, São Paulo precisa se preparar para esse contingente de idosos que está chegando. O mundo está envelhecendo, por causa dos avanços da medicina, remédios, saneamento básico, vacinas, explicou. Para ele, a cidade ainda é muito dura com os idosos, que sofrem com as calçadas mal conservadas, motoristas de ônibus despreparados, e até a própria solidão.


Luiz França/CMSP
.ATENCA0-IDOSOS-15102013-FRANCA-02163-72_ABRE

O curso também ressaltou que muitas pessoas tornaram-se cuidadores e assumiram tal encargo sem receber apoio e orientação para enfrentar as dificuldades que tal responsabilidade exige. Não sabendo distinguir o que é próprio do envelhecimento e o que é doença, involuntariamente, deixam de prestar a necessária assistência à pessoa idosa, gerando condutas negligentes e insatisfatórias. Claudia orientou os participantes do curso, por exemplo, a observar sinais na pele e mudanças nos hábitos de sono e alimentares para garantir aos idosos um atendimento de saúde adequado.

(15/10/2013 – 12h37)

Veja também