Curso de iniciação política chega à Escola do Parlamento da Câmara

André Bueno/CMSP

O curso Iniciação Política acontece em três datas de junho

DA REDAÇÃO

Quem gosta de política ou se interessa pelos assuntos que envolvem o dia a dia da cidade e da administração pública municipal tem uma boa notícia: as inscrições para o curso Iniciação Política já estão abertas.

O programa é baseado em uma experiência realizada desde 2009, em parceria com a Fundação Fundação Konrad Adenauer, nas periferias da Grande São Paulo. O objetivo é propor o debate de conceitos fundamentais da política, como democracia, cidadania e organização do Estado.

O presidente da Escola do Parlamento da Câmara, Humberto Dantas de Mizuca, ressaltou que o curso representa uma oportunidade única, e a novidade é que agora as aulas estão na região central da cidade.

“É um curso que vem crescendo a cada ano. Começou como projeto piloto na periferia e chegou a 40 locais diferentes, formando cerca de 10 mil alunos nos últimos oito anos. E a boa notícia é que a Fundação Adenauer ofereceu um desses cursos, de forma totalmente gratuita, para a Câmara Municipal”.

Humberto Dantas destacou ainda que o curso Iniciação Política será ministrado por três jovens doutores, todos especialistas na área pública:

Rodrigo Estramanho: professor da Fundação Escola de Sociologia e Política e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Mônica Sodré: mestre em Ciências Políticas e doutora em Relações Internacionais pela USP (Universidade de São Paulo).

Bruno Souza da Silva: doutorando pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em Ciência Política, especialista em Poder Legislativo Municipal.

“Esses três professores estarão aqui para fazer intervenções muito específicas: definir o conceito de democracia, de cidadania, e desenhar a estrutura do Estado brasileiro nas três esferas de poder”, detalhou Dantas.

As inscrições para o curso de Iniciação Política podem ser feitas no site da Câmara, na seção Escola do Parlamento.

Público Alvo: jovens estudantes do ensino médio, universitários, cidadãos em geral, servidores públicos, conselheiros e membros da sociedade civil organizada.
Carga Horária: 09 horas
Vagas: 60
Datas: 19/6, 20/6 e 21/6
Horário: 19h às 22h
Local: Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo – SP

Veja também