Curso aborda as atribuições de um cuidador de idoso

ELDER FERRARI
DA WEB RÁDIO CÂMARA

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (26/10) mais uma edição do curso gratuito de capacitação “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa”. A profissão de cuidador de idoso ainda não é regulamentada e muito se debate sobre quais as funções que esse profissional deve ou não exercer dentro de uma casa de família.

Márcia Chorro dos Santos, uma das coordenadores do curso, explicou que o cuidador de idoso é um prestador de serviço, que é contratado pelo Código Brasileiro de Ocupação.

“Hoje como o cuidador é contratado pelo Código de ocupações, é contratado como um profissional doméstico, um empregado doméstico.”

Mesmo contratado nestas condições, o cuidador de idosos tem uma função específica que está focada no bem estar do idoso. Nesse sentido, o idoso precisa ser assistido, se alimentar, ser higienizado. E isso quem deve fazer é o cuidador.

“Muitos cuidadores não querem fazer as tarefas domésticas, mas é importante que na contratação, ele sente, converse e negocie exatamente o que a família espera dele. Existem os limites da atuação, mas eu sempre digo que o diálogo vai levar ao melhor caminho.”

A cuidadora de idosos Almiza Nunes de Oliveira, de 47 anos, relatou que, na experiência dela, o que gerava mais atrito era a interferência da família.

“Eles limitam o trabalho da gente. No sentido de darmos um conforto maior para o paciente, como por exemplo o passeio na parte da manhã, quando tem sol. Muito cuidado com o idoso, por parte da família, até atrapalha.”

O entendimento das atividades do cuidador de idosos é um dos aspectos tratados no curso gratuito de capacitação “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa”, que tem o apoio do vereador Gilberto Natalini (PV).

A assessora de comunicação do gabinete do parlamentar, Luciana Feldman, disse que essa parceria acontece desde 2013 e explicou de que maneira se dá essa contribuição para a realização do curso, que já capacitou mais de 4 mil pessoas.

“O gabinete ajuda divulgando, abrindo espaço na Câmara Municipal, e apoiando a organização para que o aprendizado seja cada vez melhor e atinja mais paulistanos.”

O curso de capacitação para cuidadores de idosos é realizado na última quinta-feira de cada mês no Palácio Anchieta, desde 2013. Mais informações, aqui.

Veja também