Palestra orienta sobre cuidados com idosos dependentes

Luiz França/CMSP

Palestra apresentou equipamentos para auxiliar idosos dependentes ou parcialmente dependentes

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo sediou nesta terça-feira (1/8) um encontro temático que tratou das soluções para auxiliar a mobilidade dos idosos dependente ou parcialmente dependentes.

Segundo dados de 2016 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 40 anos a população idosa vai triplicar no Brasil e passará de 19,6 milhões (cerca de 10% da população brasileira).

Diante disso é importante que se garanta um envelhecimento saudável, mas nos casos onde há restrições de mobilidade, que haja informações e orientações que facilitem a vida desse idoso.

O palestrante e fisioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein, José Aparecido de Souza Júnior, explicou que é muito importante conhecer as reais possibilidades desse idoso e ter atenção com o ambiente onde ele está inserido. É preciso observar a disposição dos móveis, por exemplo. Mas, segundo ele, o mais importante é não coibir a atividade desse idoso.

“Ao ofertar a assistência, o que a gente quer é incentivar que esse idoso ainda consiga movimentar-se, porque o excesso de ajuda coíbe a participação dele. E o que nós queremos é o oposto, que é garantir a autonomia.”

Para auxiliar familiares, cuidadores e o próprio idoso com mobilidade parcial, o mercado conta com uma série de equipamentos. Maria Alice Lelis, representante de uma empresa especializada em produtos para a saúde e qualidade de vida, destacou um que ajuda o idoso com mobilidade reduzida a sair da cama.

“Existem alguns produtos, um chama Stand-up, em que o idoso pode se apoiar nesse produto e sair da cama com segurança, sem necessariamente precisar da ajuda de um cuidador. Isso facilita a independência do idoso, garantindo dignidade.”

Daniela Correia da Silva, educadora sócio-educativa em uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), elogiou muito a palestra realizada na Câmara Municipal de São Paulo e destacou alguns aspectos que vão facilitar o trabalho dela no cuidado com os idosos.

“Os cuidados de tirar da cama, como a gente acompanha o banho, são muito interessantes. Nós aprendemos tudo nesse curso e eu estou muito atualizada com essas informações. Foi muito bom participar.”

A palestra que tratou das soluções para auxiliar na mobilidade de um idoso dependente ou parcialmente dependente foi realizado pela empresa Apoio, com a apoio do vereador  Mario Covas Neto (PSDB).

Veja também