Câmara recebe curso de capacitação para cuidadores de idosos

BOAS_PRATICAS-IDOSOS-18-09-2014-FRANCA-02201-72ABRE
Participantes durante atividade do curso de capacitação para cuidadores. Foto: Luiz França / CMSP

KÁTIA KAZEDANI
DA REDAÇÃO 

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (18/9) mais de 100 pessoas para participar de um curso de capacitação para cuidadores de idosos. Durante as aulas, os alunos aprenderam a lidar com os principais problemas que surgem a partir da terceira idade.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente o Brasil tem cerca de 14,9 milhões de pessoas com mais de 65 anos e até 2060 a população nessa faixa etária deve quadruplicar. Faltam profissionais preparados para lidar com a terceira idade e, por isso, promovemos essa especialização, explicou a psicóloga e proprietária da empresa Apoio especializada em cursos de capacitação , Márcia Chorro dos Santos. Os familiares amam seus idosos, mas apenas o amor não adianta. É preciso ser um profissional da área, acrescentou.

O curso, gratuito, é dividido em aulas de orientação sobre o que é o envelhecimento, as principais doenças da terceira idade e como proceder em caso de necessidade de primeiros socorros. Além disso, os alunos aprendem como administrar os conflitos que surgem da relação entre cuidador e idoso. As relações interpessoais são muito importante e ensinamos técnicas para diminuir o stress de quem está trabalhando. Também mostramos como integrar a família e o idoso, afirmou Márcia.

A dona de casa Albertina Souza cuida da mãe e do pai (que têm 87 e 85 anos de idade, respectivamente), e já fez o curso diversas vezes. É muito importante saber quais são as necessidades das pessoas na terceira idade. Por exemplo, a minha mãe já ficou alguns dias sem banho porque não gostava de insistir com ela. Mas depois que fiz essas aulas aprendi a lidar com ela, contou.

Algumas pessoas procuram o curso em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. Ilda Ferreira está desempregada e quer aprender mais sobre os cuidados necessários com os idosos. Não tenho renda e quero aprimorar os conhecimentos em relação à terceira idade, afirmou.

Já Luiza Helena Silva é acompanhante de pessoas nessa faixa etária, mas quer aprender mais técnicas para cuidar melhor de seus clientes. Já tomo muito cuidado com os idosos que acompanho, principalmente em relação à mobilidade. Depois do curso também vou ficar mais atenta com a fisionomia deles, que pode indicar se eles querem algo, revelou.

A próxima edição do curso será realizada em outubro. Para se inscrever basta enviar um e-mail para inscricaocuidadores@gmail.com.

(18/09/2014 – 13h34)

3 Comments

ADENI DE ARAUJO

JA PARTICIPEI DO CURSO FOI MUITO BOM GOSTARIA DE PARTICIPA NOVAMENTE

Adriana Soares Dos Santos

Olá Bom Dia..

Quero participar do próximo curso de capacitação para cuidadores de idosos no mês de setembro de 2015.
Desde já Agradeço a Atenção.

LUCICLEIDE VARELA

olá bom dia
quero me cadastrar para proxima campanha de curso de cuidador de idosos no mes de setembro de 2015
desde ja agradeço a atenção

Comentários estão fechados

Veja também