Bombeiros são homenageados por serviços prestados à população

Entrega do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, em sessão solene realizada na Câmara Municipal
Foto: André Bueno / CMSP

 

MARIA RITA WERNECK
DA TV CÂMARA

A oitava edição do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas foi realizada nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal, e homenageou cinco bombeiros que mais se destacaram no ano passado.

Na década de 1970, o Brasil se comoveu com duas tragédias na capital paulista: os incêndios dos edifícios Andraus e Joelma. Neste último, 180 pessoas morreram e outras 300 ficaram feridas. Nos dois episódios, o então capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo Hélio Barbosa Caldas se destacou, sendo considerado um dos heróis dos salvamentos. Falecido em 1999, há oito anos a Câmara Municipal instituiu um prêmio batizado com seu nome para lembrá-lo e reconhecer outros bombeiros que também se destacaram nos serviços prestados à população.

“Eu fico muito orgulhoso por tê-lo conhecido e por ver a chama que ardia dentro do coronel Caldas também arde nesses homens”, disse o coronel Wagner Bertolini Junior, comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano.

Os homenageados foram escolhidos pelo Comando da Polícia Militar do Estado. Resgates bem sucedidos, alto comprometimento profissional e sugestões que auxiliaram na eficácia das missões são alguns dos critérios usados na escolha. “O Prêmio Coronel Hélio Caldas é bastante icônico dentro do Corpo de Bombeiro”, disse o subtenente da PM Osvaldo Carvalho da Cruz, um dos homenageados.

Durante o evento, a cabo Adriana Soares, que há 21 anos faz parte da corporação e há seis dirige um dos caminhões do 1º Batalhão, foi homenageada representando as mulheres bombeiras, em comemoração ao Dia da Mulher. “Não é fácil ser bombeira em um lugar que só tem homens, mas é gratificante esse reconhecimento que a gente está tendo pelo Dia da Mulher”, disse.

Para o presidente da Sessão Solene, vereador Rodrigo Goulart (PSD), essa homenagem é uma forma de reconhecer o heroísmo diário dos bombeiros. “É um grande reconhecimento, um reconhecimento a esses heróis da nossa cidade, do nosso estado, que estão aí salvando vidas diariamente.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *