Audiência Pública debate criação do Parque Minhocão

ANDREA GODOY
DA TV CÂMARA

Moradores do entorno do Elevado João Goulart, o Minhocão, participaram neste domingo (22/10) da Audiência Pública, realizada pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal, para discutir sobre o parque que será criado no Elevado. O Projeto de Lei (PL) 10/2014, que cria o Parque Municipal do Minhocão, foi aprovado em primeira discussão em setembro deste ano.

A Audiência Pública aconteceu sob o Minhocão. Moradores favoráveis e contrários ao Parque Municipal na área do Elevado expressaram seus pontos de vista. Todos concordam que a região precisa ser revitalizada e ter menor quantidade de carros circulando por causa da poluição sonora e do ar. No entanto, alguns preferem a demolição da estrutura, alegando que ela é uma aberração da engenharia, está danificada, com infiltrações, e serve de tampão para reter fuligem.

Gláucia Araújo é professora e moradora da região há 14 anos. Ela defende que o Minhocão deve ser demolido. “Eu sou contra a construção do parque da maneira como estão propondo, que é mantendo essa estrutura. Essa estrutura não tem condições de comportar um parque porque ela é puramente concreto e asfalto. É uma estrutura antiga, tem diversos problemas e não tem condições. Diariamente nós sofremos com os problemas gerados por ela.”

Mas é aos fins de semana que a população mais frequenta o espaço. Quem defende o parque no local argumenta que o lugar é bom para atividades esportivas e recreativas e vai trazer mais verde em meio a tanto concreto, como é o caso da aposentada Marta Ferreira da Fonseca, moradora do entorno há 11 anos. “Eu sou super a favor do parque. Eu vivo no primeiro andar entre a avenida São João, embaixo, e o Minhocão, em cima. A gente come poluição de colherinha. Se tiver condições de ter coisas melhores, que venham.”

Wilson Levy, membro da Associação do Parque Minhocão, concorda. “Desde 2014 a Associação composta por cidadãos paulistanos tem mobilizado e sensibilizado outras pessoas a defender a ideia de um parque sobre o Minhocão. Hoje contamos com mais de 20 mil apoios explícitos em abaixo-assinados que utilizam o Minhocão como um espaço de lazer.”

O vereador Police Neto (PSD), coautor do Projeto de Lei disse que a proposta que cria o Parque Municipal do Minhocão prevê a desativação gradativa do Elevado. “Agora nós temos um processo de debate de duas horas no Plenário, depois o encaminhamento em que cada uma das bancadas se posiciona. Na primeira fase conquistamos 35 votos de 28 necessários, então a gente está com uma margem positiva na votação. A expectativa é votar até o final do ano. Portanto, no ano que vem a gente começa janeiro já testando interromper a circulação de veículos às 20h e recomeçar às 7h do dia seguinte. Em julho pretendemos ter o Minhocão aberto para o parque o mês inteirinho.”

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também