Agora é Lei: Minhocão fechará aos sábados e 1h30 mais cedo durante a semana

André Bueno/CMSP

Minhocão passará a fechar aos sábados

DA REDAÇÃO

O prefeito João Doria (PSDB) sancionou nesta quinta-feira (8/02) a Lei 16.833, que cria o Parque Municipal do Minhocão, e prevê a desativação gradativa do Elevado João Goulart, que liga as zonas oeste e leste de São Paulo, para a circulação de veículos.

Há mais de 40 anos a população que vive no entorno do Elevado sofre transtornos severos causados pela poluição sonora e atmosférica advindas dos veículos motorizados que passam diariamente pela via.

Enquanto a solução definitiva era adiada, moradores apontaram um caminho natural para o uso do espaço, transformando o local com diversas atividades – interação social, lazer e práticas físicas – nos períodos em que ele permanecia fechado ao tráfego motorizado.

Agora, de acordo com a Lei, em até 30 dias, a partir desta quinta-feira, será estendido o fechamento para o trânsito aos sábados, domingos e feriados. E, em 90 dias, também a partir desta data, o horário de funcionamento para o tráfego de veículos motorizados nos dias úteis será das 7h às 20h – atualmente o funcionamento é das 6h30 às 21h30.

Fica como encargo do Poder Público Municipal, junto com a comunidade e entidades da sociedade civil, incentivar atividades culturais, esportivas e de lazer, bem como garantir a segurança no espaço durante os horários de fechamento ao tráfego de veículos.

O Poder Público também desenvolverá ações de sustentabilidade para preservar e ampliar a área verde no local, que já ganha atenção do público pelos jardins verticais instalados em prédios vizinhos ao Elevado.

No texto aprovado, o prefeito vetou a possibilidade de demolição do Elevado. Foi vetado também o fechamento do local durante o período das férias escolares, nos meses de janeiro e julho.

A Lei tem origem do Projeto de Lei (PL) 10/2014, de autoria dos vereadores José Police Neto (PSD), Natalini (PV),Toninho Vespoli (PSOL) e dos ex-vereadores, Floriano Pesaro (PSDB), Goulart (PSD), Nabil Bonduki (PT) e Ricardo Young (REDE), aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo no dia 13 de dezembro de 2017.

One Comment

Alexandre Sayeg Freire

A população de zumbis que vive embaixo do minhocão irá agradecer pois movimento de motoristas para serem importunados e acharcados irá aumentar. Eles terão também um local para tomar banho de sol e quem sabe fazer mais um puxadinho.. Grande chance de se transformar na nova Cracolândia. Péssima idéia!

Comentários estão fechados

Veja também